top of page

5 formas infalíveis de encontrar influencers pretos


Em primeiro plano e focado temos uma câmera profissional em um tripé, gravando. Ao fundo, desfocado, um homem preto que está falando para a câmera
Photo by Cerlov on Nappy.Co


A importância da representatividade nos mais diversos espaços tem aumentado a procura por criadores de conteúdo que se pareçam com seu público. A experiência se torna muito mais íntima e fácil de se identificar quando consumimos conteúdo de quem se parece com a gente, pessoas com vivências parecidas e com objetivos que dialogam facilmente com os nossos.


Por isso a importância desse post. Eu passei anos usando as mais diversas ferramentas pra tentar ter acesso a pessoas pretas, que me representassem, em toda a internet. No começo eu me limitava aos canais de beleza do Youtube gringo (o que por si só já é bem limitante já que você tem que ter um inglês avançado). Depois veio o Tumblr e eu percebi que muitas hashtags de cultura

preta estavam dominadas com fotos de pessoas brancas. Com o tempo, fomos tomando as plataformas de comunicação, mas nosso alcance ainda era limitado. Era fácil encontrar pessoas pretas falando sobre racismo, sendo didáticas sobre as opressões que viviam diariamente. Mas eu queria gente preta falando de moda, de cultura pop, de jardinagem, literatura. Da vida.


Se você se identifica com essa minha jornada, aqui estão algumas dicas bem atuais para encontrar influencers pretos no nicho de sua preferência:


Peça indicação

Temos várias formas de fazer isso nas variadas plataformas de comunicação, mas acredito que a ferramenta de perguntas no Stories do Instagram é uma das que trás mais retorno (pelo menos na minha experiência). Caso sinta necessidade, faça o teste em diferentes redes sociais, talvez o nicho em que você tem interesse não esteja no insta, mas sim no Linkedin!


Utilize os "recomendados"

Outra ferramenta que praticamente toda rede social utiliza é o algoritmo que te indica conteúdos similares ao que você costuma interagir. Atenção aqui: consumir um conteúdo e dar apenas um "like" não é mais suficiente pro algoritmo considerar aquele conteúdo relevante para você! Por isso: INTERAJA. Comente, salve os posts mais interessantes e, principalmente, compartilhe. Espere alguns dias e veja a mágica dos algoritmos trazendo mais conteúdo do mesmo tipo até você.


Dica extra: o Instagram tem um botão em que você pode encontrar perfis similares, sem necessariamente interagir. Acompanhe no vídeo abaixo:




Sites de busca

Aqui está a dica que eu mais usei na minha vida e que nem sempre dá um retorno super incrível. Mesmo assim, utilizar o Google pode te ajudar a encontrar criadores. O grande problema aqui - na minha opinião - é a falta de conhecimento sobre SEO por parte dos influencers pretos. Eu mesma ainda tenho dúvidas sobre como fazer meus posts aparecerem por primeira nas páginas de pesquisa. Por isso, aqui vai uma dica caso você seja criador de conteúdo: estude, estude e estude. Marketing de conteúdo pode parecer complicado, mas é indispensável para ser encontrado sem precisar desembolsar o dinheiro de posts patrocinados.


ree
Surface on Unspash


Hashtags

Dentro da ferramenta de busca das redes sociais, o SEO não funciona muito bem. Por isso o mais indicado, caso você precise de um conteúdo específico, é fazer uso das hashtags. O grande problema aqui é que, geralmente, quando buscamos por um nicho, a plataforma mostra primeiro os grandes influencers que já tem números altos. O que não seria problema, desde que houvesse uma quantidade proporcional de pessoas pretas nessa posição. O que acontece na prática é que quando você utiliza a hashtag #dicademoda , por exemplo, a maioria dos posts são de pessoas brancas e padronizadas.


E foi pensando em resolver esse problema que eu idealizei o projeto #ConteudoPreto , uma forma de facilitar a divulgação de criadores de conteúdo pretos em todas as redes sociais. Você pode seguir a hashtag para receber as atualizações direto no seu feed! Sim, a própria plataforma trás pra você o conteúdo de quem utiliza a hashtag, sem que você precise fazer um trabalho ativo atrás deles. Ganho para quem cria, ganho para quem consome!


Eu tenho acompanhado o crescimento do #ConteudoPreto principalmente no Instagram, e a cada dia vejo conteúdos maravilhosos de pessoas que até então eu não conhecia. Vale a pena!


E você, tem alguma dica para encontrar conteúdo fora dos padrões? Tem indicações de perfis que você adora? Compartilha com a gente aqui nos comentários!


E não esquece de divulgar esse post com quem pode se beneficiar dele! Até a próxima ♥




Comments


bottom of page