top of page

Cachorro faz bem pra quem tem depressão?


Como quase tudo na vida, a resposta pra essa pergunta passa por um fascinante DEPENDE

Se você tem ou conhece alguém que tenha depressão, com certeza já ouviu falar que adotar um animal de estimação pode ajudar. Eu também ouvi isso algumas vezes, e acabei adotando o Tikinho, há quase 1 ano. 

De lá pra cá eu aprendi muito sobre ser uma tutora responsável, sobre rotina, sobre mordidas (rs) e adestramento, e acho que já posso falar sobre o "depende" quando o assunto é uma pessoa neuro atípica se responsabilizando por outro ser vivo. 


Defina o nível de energia que você tem condições de gastar

Com o conhecimento que eu tenho hoje, eu jamais adotaria outro filhote. O trabalho é o dobro, triplo, eles não podem sair de casa por um período, até que todos as vacinas sejam tomadas, mas eles têm MUITA energia e você vai ter que arranjar um jeito de gastá-la, sob o risco de perder calçados, almofadas e outras coisas mais. 

Eles também exigem mais atenção porque acabaram de ser separados da mãe e dos irmãos, choram durante os primeiros dias e usam todas as chantagens possíveis para subir na sua cama quentinha. 

Além disso, filhotes não têm muito controle sobre a bexiga e fazem cocô (mole) o tempo inteiro. Você vai passar o dia limpando o chão (e a noite também).


ree
Tikinho filhote com um dos pares de chinelo que ele destruiu rs

 

Espaço 

Tenha em mente que você tem duas opções: adotar um animal de tamanho proporcional ao local onde você mora, ou ter que fazer mais passeios do que o normal para manter seu dog física e mentalmente saudável. Não adianta colocar um peludo de 30 kg dentro do seu apê de 50 m² e achar que um passeio por semana vai resolver o seu problema. Coloque isso na balança. 


Tempo para aprender 

Se você, assim como eu, não estava acostumado a ter um animal de estimação, vai ter que aprender muita coisa no começo. Durante meus primeiros meses com o Tikinho eu passava horas assistindo o canal Tudo Sobre Cachorros e pesquisando sobre formas de adestramento, comportamento canino, higiene e muito mais. 

Eu sou uma pessoa um pouco mais exagerada que a média e muito mais metódica? Sou. Mas mesmo que você tenha uma personalidade mais tranquila, cuidar de um cachorro vai exigir que você tenha acesso a alguns conhecimentos básicos que todo tutor deve ter. Você está preparado pra aprender?

Dica: se você achar que ainda não é o momento para adotar, pode adiantar essa parte e ir aprendendo aos poucos, e no seu ritmo, tudo que for necessário para o dia em que finalmente você vai trazer uma companhia pro seu lar ♥


ree

Saiba quanta responsabilidade você está disposto a assumir 

Animais de estimação podem ser "ferramentas terapêuticas", mas não são brinquedo. Tenha em mente que adotar um ser vivo é uma responsabilidade grande, que você vai ter até o dia que ele partir. Lembrando que abandono de animais é crime e que se for para manter animais acorrentados o dia inteiro, sem água e comida em condições aceitáveis é melhor não adotar. 


Faça as contas

Cachorro exige dinheiro. Existem vacinas, anti pulgas, rações (vários kg de rações), coleira, guia pra passeio e mais um monte de coisa que no final da fatura do cartão de crédito podem virar uma bomba (além das coisas que ele vai destruir, porque ele vai mastigar pelo menos 01 sapato seu isso é fato rs). Tenha em mente quanto dinheiro você tem disponível no seu orçamento para seu novo amigo e não seja negligente. 



ree

Depois de tudo isso, preciso finalizar esse texto dizendo que, apesar desses detalhes, valeu a pena. Eu amo meu dog, ele me faz feliz, me fez dar risada em vários momentos em que eu achava que nunca mais iria sorrir. Mas eu gostaria de ter tido acesso a essas informações antes de ter tomado minha decisão. Ele me faz muito feliz, mas ele também me fez ter algumas crises de ansiedade porque eu não estava pronta pra cuidar de um filhote sozinha. E isso é muito sério. Seja sincero com você mesmo e entenda até onde você pode ir, para não prejudicar nem a sua saúde, nem a do doguinho que você está levando pra casa. Eu sempre digo que se soubesse o que realmente seria necessário, eu teria adotado um dog adulto, talvez idoso até, eu iria conseguir cuidar melhor dele e não exigiria tanto de mim. 


E aí, já decidiu se adotar um cachorro pode ser bom pra você? Dentro das suas condições específicas e do seu momento no tratamento da depressão? Talvez avaliar opções com cachorrinhos de idade mais avançada e que não exijam muito da sua energia?


ree


Você tem alguma história de melhoras de saúde envolvendo um animalzinho? Me conta nos comentários! 

Obrigada por ler até aqui e não esquece de compartilhar esse conteúdo com quem pode se beneficiar dele. 

Comments


bottom of page