Conteúdo Preto - Faça parte dessa rede
- Tefi Paes
- 16 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Esse é o primeiro de uma serie de posts que eu tenho muito orgulho de apresentar a vocês. Um projeto que já estava na minha mente há algum tempo, e começou com indicações simples e descompromissadas nos meus stories, mas que eu desenvolvi pra ser algo muito além. A hashtag #ConteudoPreto pode ser a nova forma de identificarmos criadores de conteúdo que são pretos, nas diversas redes sociais.

Por que Conteúdo Preto?
Se você, assim como eu, já tentou encontrar pessoas pretas informando sobre as mais diversas áreas, sabe a dificuldade que é ser encontrado em uma internet que usa algoritmos pra entregar conteúdo de quem já tem muita visibilidade, enquanto dificulta o acesso aos pequenos criadores. Como o racismo permeia toda as nossas relações sociais, isso também acontece nas mídias digitais, e quem geralmente consegue muitos seguidores, muitos contratos e muita visibilidade, são pessoas brancas e padronizadas.
Se você digitar "moda" na aba de pesquisa do Instagram, o que vai aparecer? Quais são as publicações mais relevantes? É fácil encontrar pessoas pretas brasileiras falando sobre o assunto?
Com o uso da hashtag #ConteudoPreto o nosso objetivo é facilitar a descoberta de pessoas pretas, falando sobre suas especialidades, seus hobbies, divulgando seus trabalhos, enfim, se comunicando.
Como você pode ajudar?
1. Se você é uma pessoa preta e produz conteúdo, utilize sempre a hashtag na divulgação dos seus trabalhos. É assim que as pessoas vão te encontrar. Essa hashtag está sendo divulgada como uma forma de sinalizar especificamente quem é preto na internet. Coloque lembretes, ou use ferramentas como o do Youtube, onde você já pode deixar salvo as hashtags que utiliza com mais frequência. É importante alimentar a hashtag, pois é assim que vamos mostrar ao mundo que existimos, que estamos nos comunicando e que temos conteúdo de qualidade.
2. Se você não produz, mas consome conteúdo, você pode indicar essa iniciativa para os criadores pretos que você acompanha, aumentando assim o fluxo de material divulgado. Compartilhe o link desse post para que as pessoas entendam o objetivo do projeto. Marque pessoas pretas nas postagens sobre o projeto. Ajude a espalhar a ideia!
3. Se você se compromete em sempre buscar pessoas pretas sendo representadas nos mais diversos assuntos, pesquise com a hashtag. Em algumas redes sociais, como o Instagram, você pode até seguir a hashtag e receber no seu feed todas as atualizações de quem utiliza #ConteudoPreto nas suas redes sociais favoritas.
4. Grandes canais de comunicação, grandes influencers e pessoas com muitos seguidores podem ceder o espaço para a circulação do vídeo de divulgação que eu fiz para o projeto. Se você postou foto preta no feed do Insta, ou repostou alguma frase de efeito pra mostrar que está ao lado da luta antirracista, tem agora a oportunidade de tomar uma atitude ainda mais efetiva contra o apagamento racial e ampliar as nossas vozes através do Projeto #ConteudoPreto
Como a comunicação pode ser efetiva no combate ao racismo?
Dar voz a grupos historicamente marginalizados é uma das formas de recontar a história a partir de um ponto de vista que até então foi silenciado. Não adianta falar que é contra o racismo, mas só acompanhar criadores de conteúdo brancos. Nós temos voz, temos muito o que falar e queremos poder entregar essa mensagem a partir das nossas próprias regras. A internet democratiza o acesso a ferramentas que tornam tudo isso possível.
Também é importante reforçar que pessoas pretas são plurais e se interessam pelos mais diversos assuntos. Além dos militantes e teóricos que falam especificamente sobre racismo, existem pessoas pretas fazendo conteúdo sobre as mais diversas áreas. Quantas pessoas pretas você segue na culinária? Quantas pessoas pretas te inspiram na moda? Quantas pessoas pretas te indicam filmes e séries?
Permitir que nossas vozes estejam coletivamente ativas em todo e qualquer assunto também vai na contramão da desumanização da negritude. Somos humanos, plurais, inteligentes, e temos muito o que falar.
Por enquanto essa é a introdução para explicar a você qual é o objetivo desse projeto. Em breve teremos o vídeo explicando como fazer parte dessa rede. Não se esqueça que você já pode começar a contribuir, identificando o seu perfil acima e colocando em prática as dicas que eu dei.
Precisamos de divulgação e conscientização.
Compartilhe esse post nas suas redes sociais, utilize a hashtag #ConteudoPreto da maneira adequada e ajude a ampliar nossas vozes!
Comments