top of page

Dicas para aula ao vivo

Continuando a série de dicas para quem precisa continuar os estudos mesmo com quarentena, hoje vamos falar especificamente sobre quem está tendo aulas ao vivo.


A maioria dos cursos presenciais foram pegos totalmente de surpresa, e tiveram que se adaptar de um dia pro outro com as aulas à distância, a solução mais prática foi migrar para plataformas que permitem encontros simultâneos online. Se essa é a sua situação, você vai curtir as dicas que separei nesse post especial.


Se você é totalmente novato nesse tipo de aula, é válido ressaltar que essas plataformas geralmente vão pedir acesso à sua câmera e microfone, pra permitir que aja interações como em uma aula normal. Lembre disso porque geralmente vai ser necessário você desligar essas opções manualmente caso por algum motivo não queira aparecer na tela da turma toda. Dito isso, vamos às dicas:



Um homem negro sentado em uma mesa, com um notebook aberto em sua frente e um tablet ao lado.
Photo by Collins Lesulie on Unsplash

1. Programe o alarme para tocar 10 minutos antes

Eu já havia comentado sobre organização antes da aula começar, mas acredito que em aulas ao vivo isso é ainda mais importante. Utilize esse tempinho para testar a plataforma e sua conexão com a internet, aprender os principais comandos como o de ligar e desligar câmera e microfone, separar seu material e o que mais for preciso. Lembre de respeitar o horário combinado, é importante respeitar o tempo de todo mundo que está se mobilizando pra que as aulas continuem.


2. Microfones desligados

É muito importante que enquanto o professor estiver explicando o conteúdo, os microfones estejam desligados. Imagine 30 microfones ligados captando barulho de carro, gato, cachorro e tudo ao mesmo tempo. A plataforma que meu curso utiliza permite que o professor desligue todos os microfones, se for necessário peça pra que isso seja feito porque ninguém consegue se concentrar com barulho no fundo.

Quem precisar falar, ligar o microfone manualmente. Simples e eficiente.



Foto de uma mesa com um notebook aberto, um caderno aberto com um lápis em cima, uma caneca ao lado e um pequeno vaso com flores
Photo by Nick Morrison on Unsplash

3. Links no chat

Peça para o professor sempre compartilhar os links do material de apoio no chat. É importante que fique em um local onde todos tenham acesso mesmo após a aula, o que me leva pro próximo tópico...


4. Peça para gravar a aula

Eu sei que alguns professores ainda têm resistência com isso, mas no momento em que estamos a forma mais prática de garantir que os alunos vão ter acesso ao conteúdo é aproveitar que já está sendo utilizada uma ferramenta digital, e deixar a aula gravada. Isso pode facilitar pra quem não tem acesso à internet em casa, ou teve algum problema técnico na hora da aula. Acredito que ajudar os alunos que estão se esforçando pra continuar estudando é fundamental.


5. Aja como se estivesse em aula

Também já comentei sobre isso, mas não custa reforçar. Não adianta abrir a aula no celular e ficar andando pela casa, falando com as pessoas, comendo e se distraindo. Não faça o que você não faria se estivesse em sala de aula. É muito fácil se distrair no aprendizado à distância, então encontre um lugar com apoio pra escrever, se concentre e faça valer a pena o seu tempo.


Você também pode conferir esse conteúdo em vídeo:



E aí, ajudei com as suas principais dúvidas ou ficou alguma ainda? Me conta aqui nos comentários. O terceiro vídeo sai na próxima semana! Inscreve seu e-mail na nossa lista pra não perder nenhum post aqui do blog.


Até a próxima!

Comments


bottom of page