top of page

Fashion is King | Don't Jealous Me

A entrada no mundo do desconhecido e do perigo aparece em Black is King na terceira música, chamada Don't Jealous Me. Ao entrar em contato com o mundo material e capitalista, Simba perde a sua essência e se deixa enganar pelas aparências.


ree

Existem várias imagens que representam essa riqueza à qualquer custo, como os jogos de azar, a quantidade de ouro no elenco e a moto que é cobiçada pelo Simba, Além disso, a própria cobra que aparece no clipe traduz o perigo e a enganação em que nosso protagonista está entrando.


"Conduza ou seja conduzido. Siga sua luz ou perca-a"

Ao ser questionado "Quem é você?" temos um ponto chave no ciclo da vida de todos nós, aquele momento em que estamos tentando entender quem somos, o que carregamos dos antepassados e qual o nosso lugar nesse mundo. Muitas vezes somos levados pelo ambiente e queremos "imitar" outras pessoas, como acontece no filme. Nesse momento, a Beyoncé-guia-espiritual-vestida-de-branco (que eu já apresentei e já expliquei o figurino neste post aqui) aparece novamente, observando de longe.


ree

Neste clipe aparece pela primeira vez a ferramente de troca de papéis, onde o Simba aparece no lugar dessa figura que ele quer ser, usando roupas e acessórios parecidos e dublando a música (isso vai aparecer novamente na análise de Mood 4 Eva). Quem é você, diante de um mundo desconhecido e cheio de opções? É facil se perder. Tanto que a propria Beyoncé aparece extravagante e brilhante de novo, segurando a tal da cobra.


Aqui também aparecem dois dos meus figurinos favoritos de toda a obra, no corpo da maravilhosa Yemi Alade. O vestido vermelho tem o movimento perfeito pra música e pra coreografia. Já o figurino com macacão azul, capa e turbante trás imponência e, obviamente, poder. Infelizmente não consegui encontrar os designers responsáveis por esses looks, quem souber pode deixar aqui embaixo nos comentários!



Também acho importante perceber que as dançarinas lá atrás, utilizando roupa e chapéu pretos, fazem referência à Lemonade, inclusive em alguns movimentos de dança. É a Beyoncé se usando como referência. O AUGE DA LEOA!


ree

O uso de alfinetes também me chamou atenção. Aparece em vários momentos, muitas vezes cobrindo roupas inteiras. Na tradução, alfinetes em inglês são "kingpins", e a única conexão que eu consegui fazer entre os acessórios e a mensagem da música é essa referência literal: são os "pins" do rei. NÃO INVEJE ELE!



Sobre o ouro que tanto aparece nesse clipe, eu andei pesquisando e ouro é coisa de africano há milênios! Há 5 mil anos existe o registro do uso de ouro por civilizações africanas no Sudão e nas pirâmides Núbias e egípcias, assim como registros de ourives seculares no Tuareg.



ree

Nesse figurino, Beyoncé está coberta de ouro (porque ela mereceu!), rodando em uma cadeira Lee Brom, mas o mais importante é o acessório na cabeça dela. Em uma rápida olhada pode parecer apenas mais um lenço dourado na cabeça de uma mulher que vive usando dourado, mas olhando com atenção dá pra ver que a quantidade de brincos pendurados nesse lenço. Natalia Fedner desenvolveu esse acessório que é uma homenagem aos brincos de ouro, especialmente argolas, que são históricamente usados por mulheres pretas e latinas dos EUA.


E essa foi mais uma pesquisa sobre os figurinos de Black Is King. Você pode conferir os outros posts nesse link aqui.


Você também pode consumir esse conteúdo em formato de vídeo abaixo (Se inscreve no canal ♥)



Vejo vocês no próximo post, onde vamos falar sobre SCAR. Até lá!


Fontes:

Commentaires


bottom of page