top of page

Favoritos do primeiro mês

Como mãe de primeira viagem eu posso dizer que o mundo dos recém nascidos tem muita opção e listas imensas de enxoval. Muita coisa é útil, outras são simplesmente pra te fazer gastar dinheiro e por isso eu quero falar um pouco sobre os produtos que realmente fizeram a diferença nesse primeiro mês de vida da Zuri. Também incluí serviços diversos porque nem só de gastos se vive nessa vida de puerpério, boas dicas e boas histórias também ajudam muito. Não importa se você está esperando a chegada do seu neném ou querendo dar um presente certeiro em um chá de bebê, esse post pode dar uma luz.


Ninho redutor

ree

Eu não sabia da existência disso até engravidar, mas o ninho redutor é disparado um dos itens mais utilizados pela Zuri. Como o próprio nome já diz, a ideia é que ele reduza o espaço em que o bebê vai ficar, geralmente pra dormir. Recém nascidos são muito pequenininhos - iti - e, mesmo que você coloque seu bebê no berço, a proporção entre o tamanho dele e do colchão tem uma diferença grande. Delimitar o espaço do bebê com essa opção permite não apenas a segurança - as laterais são almofadadas - mas também ajuda a imitar o ambiente intra uterino que era apertado e quentinho, acalmando o baby. No nosso caso, fazemos cama compartilhada, então além dessas vantagens também temos um espaço seguro pra ela ficar entre nós dois na cama.


Almofada de amamentação

Essa eu já conhecia porque vi em um vídeo da Lu Ferreira e foi uma das primeiras coisas que eu coloquei na lista de chá de bebê. A almofada de amamentação é feita pra se encaixar na barriga, dando sustentação para os braços durante as longas mamadas. Eu tive dificuldades para amamentar e a almofada foi essencial pra dar um descanso pros meus braços, segurança de que a Zuri não ia cair, local pra apoiar a cabeça dela quando precisava usar as mãos pra arrumar a pega, só vantagens. Agora que estamos em um momento muito mais fácil da amamentação, ainda utilizo porque é muito mais confortável para nós duas.


Bebê conforto

No início ficamos em dúvida se compraríamos o bebê conforto ou uma cadeirinha que pudesse ser usada desde recém nascido, mas acabamos ganhando o primeiro item e foi uma boa ter começado por ele. Qualquer um dos dois é obrigatório se você pretende andar de carro com seu bebê, mas o bebê conforto só pode ser usado nos primeiros meses. Apesar disso, ele também é muito útil em outras situações: além da utilização de segurança dentro do veículo, também usamos bastante para deixar ela dormindo quando estamos fora de casa, e aproveitamos que o nosso modelo permite que você balance o bebê, o que ajuda a acalmar. Nosso bebê conforto veio junto com o carrinho e ele é feito pra ser acoplado, permitindo usar os dois juntos, mas ainda não testamos essa função na prática. Mesmo assim já entrou pra lista de favoritos por facilitar bastante nossa vida.


Toalha com capuz

Pode parecer uma besteira, mas o tipo e o tamanho de toalha que estamos usando faz toda a diferença. O capuz ajuda a proteger a cabecinha molhada, enquanto o tecido sobrando fica bem enrolado no corpo do bebê. Temos uma outra toalha mais simples, menor e sem capuz e quando usamos ela dá pra sentir a diferença. Como foi difícil por aqui encontrar uma boa toalha de banho pra bebê, anota essa dica pra comprar um modelo que vai facilitar os banhos por aí.


Sacos de dormir

Outra coisa que descobri durante a gestação é que não se indica mais cobrir recém nascidos na hora de dormir. Qualquer objeto solto durante o sono pode apresentar risco e aumenta as chances de uma morte súbita. Pra substituir as mantinhas, sacos de dormir são uma ótima solução, e a Zuri tem usado desde o primeiro dia de vida. Existem vários modelos por aí e é um mais fofo que o outro, adicione os seus preferidos na lista do chá de bebê



Ohana

Assim como eu comentei no post de favoritos da gestação, aqui o Grupo Ohana Materna aparece de novo, mas dessa vez na versão para bebês que já estão fora do útero. Tenho aprendido MUITO com essa troca na internet, inclusive aprendido sobre onde devo buscar informações oficiais da Sociedade Brasileira de Pediatria e outras coisas. Infelizmente muitos pediatras seguem desatualizados, então é sempre bom checar em locais de confiança se as recomendações são as mais atuais e têm respaldo em evidência científica.


Dra Jannuzzi

O perfil no Instagram dessa médica e mãe é um dos que eu mais uso pra tirar dúvidas e principalmente pra desmentir aquelas crenças populares e os famosos conselhos não solicitados que todos os pais já ouviram nessa vida. Foi ali que eu perdi o medo de dar banho de chuveiro, tive respaldo pra minha decisão de não passar a roupa da Zuri e entendi que o puerpério é muito mais do que 40 dias. Se você quiser seguir apenas um perfil com informações, esse é o que eu indico! Ela também tem um canal no Youtube, mas o que eu acompanho mesmo é o IG.


Parentalidades

Não podia faltar um podcast! O Parentalidades já me ganha no nome, pois foge do termo "maternidade" que sempre ronda tudo que envolve criar filhos - queremos mudanças reais e participação de todos envolvidos no dia a dia das crianças, mas isso é tema pra outro post. Como são assuntos variados em cada episódio, eu foquei naqueles que falavam sobre o que estou vivendo no momento, e já gostei bastante do que ouvi.


Pretendo refazer esse tipo de post toda vez que os itens mudarem, então ainda não tenho uma frequência definida. Pra não perder a atualização dos favoritos da minha mini pessoa favorita, se inscreve na newsletter daqui do blog!

 
 
 

Comentarios


bottom of page