Guarda roupa no Pinterest
- Tefi Paes
- 29 de jan. de 2020
- 4 min de leitura
Aqui estou novamente cumprindo a missão de trazer opções pra fazer seu guarda roupa render, dessa vez com a proposta de montar um painel com suas peças no Pinterest. Essa ideia eu peguei no canal da Marieli há uns 2 anos, e desde então tem me ajudado muito a visualizar o que eu já tenho como um todo, com o bônus de poder acessar essas informações de qualquer lugar usando só o celular.
Minha pasta não está completa - confere Meu Guarda Roupa aqui - mas já me ajuda muito, então vem nas dicas dessa semana!

Como montar:
Não é tão fácil ter um registro desses completos, principalmente se você tem muita roupa. Vai com calma, adiciona as peças aos poucos e mantenha a fé que vai dar tudo certo no final rs.
1. Tirar foto de cada peça
Uma opção é você tirar fotos de cada item do seu closet e depois subir no Pinterest. Provavelmente é o método mais demorado, mas tem a vantagem de fornecer imagens exatas de tipo, cor e tecido de cada item. Se você prioriza essas informações, talvez valha a pena investir esse tempo.
2. Compartilhar fotos que você já tem no Instagram usando as peças
Não só no IG, mas em todas as redes sociais você pode aplicar essa ideia. O Chrome tem uma extensão do Pinterest que permite que você envie rapidamente qualquer imagem para um painel, mas se você estiver no celular, pode fazer o download do App Pinterest, selecionar a opção de compartilhar imagem e enviar pra lá também.
3. Achar as peças online
Pesquisar as peças no site da marca, ou dar um google mesmo, já resolve o problema caso esteja pensando em roupas de lojas conhecidas. Mesmo coleções antigas podem ser encontradas no site de algumas marcas, e aí é só usar a extensão do Chrome pra salvar no painel. Essa possibilidade também dá mais opções de imagens da peça, já que normalmente os sites mostram todos os detalhes da roupa em fotos de diferentes ângulos. Eu mesma prefiro usar fotos que são apenas da peça, sem muita informação adicional pra não perder o propósito, e são nessas buscas que geralmente encontro imagens desse tipo. Essa é com certeza a opção que entrega a melhor qualidade.
4. Pesquisar no próprio Pinterest
Apesar de não ser grande fã da barra de busca do Pinterest, eu já consegui achar peças similares a alguns modelos que tenho em casa. O resultado das pesquisas com palavras-chave não é muito bom, mas é uma boa opção para catalogar peças mais antigas, roupas que não são de grandes lojas ou achados de brechó. Você consegue encontrar peças semelhantes, só vai precisar ter um pouco mais de paciência.
5. Organize seu painel
Quando eu comecei a montar Meu Guarda Roupa online, não existia a opção de subpastas, mas hoje podemos criar as divisões que quisermos, separando cores, tipos de roupa, ocasiões, etc. Faça as subdivisões que forem te atender melhor.

Como usar:
Agora que você já sabe usar a ferramenta, saiba em quais situações ela pode te dar uma mão.
1. Quantidades
Na hora de tomar decisões de compra, essa pasta ajuda a ver o que está em falta e o que está sobrando. Se você tem muitas calças vai perceber rapidamente, e aí é só saber usar essa informação como lembrete: não importa a porcentagem do desconto, você não precisa de calças novas. Se, por outro lado, estiver com poucas opções de regatas, já sabe que quando sobrar um dinheirinho é nessa seção que você está precisando investir.
2. Combinações de looks
Ver quais tipos de peças podem gerar looks com o que você já tem em casa é uma das chaves para fazer compras inteligentes. Facilita muito se você só precisar abrir um app no celular para uma rápida conferência. Observe a peça que você pretende comprar, e avalie se ela gera diversas possibilidades de combinação com seu guarda roupa. Caso não gere, melhor deixar pra lá, ou você vai acabar levando pra casa uma compra que vai gerar mais necessidades de compras, já que nada - ou muito pouco - do que você tem em casa vai combinar.
3. Combinações de cores
Durante aquele caso clássico em que você não consegue decidir qual cor ou estampa escolher na hora da compra, é fácil tomar uma decisão usando a mesma tática do item anterior, mas dessa vez focando nas cores e estampas que você já tem, e qual das opções disponíveis para compra vai adicionar mais possibilidades pra você. Essa pasta te dá uma noção muito boa da paleta de cores atual do seu guarda roupa , faça bom uso!
4. Compartilhar seu painel
Mandar o link pra alguém que esteja pensando em te dar um presente é a melhor forma de fornecer informações sobre seu estilo, o que você já tem e o que poderia complementar. Nunca mais corra o risco de ganhar aquela camiseta quase idêntica à uma que você já tinha! ;)
O Pinterest oferece diversas possibilidades de organização na moda, e essa é a que eu mais uso. Quer ver outras formas de se organizar por lá? Me segue porque o que não falta no meu perfil é painel pra se inspirar.
Você também pode conferir esse conteúdo no meu IGTV ou no vídeo abaixo:
Até a próxima!
Σχόλια