top of page

Menu de limonadas da Beyoncé

Se a vida te dá limões, faça uma limonada!

Muito antes do aclamado Lemonade, Beyoncé já mostrava em sua trajetória que sabia muito bem como transformar acontecimentos negativos em conquistas pessoais. A lista de limonadas da cantora é imensa, por isso decidi concentrar aqui algumas das músicas de sucesso que surgiram como resposta a situações específicas ou críticas que ela recebeu durante todos esses anos de carreira.


Independent Women

Esse hit surgiu porque a Queen Bee queria deixar bem explícito que as cantoras de Destiny's Child pagavam as próprias contas. Isso porque depois do lançamento de Bills, single do segundo álbum do grupo, a mídia começou a chamá-las de "gold diggers", ou seja, acusá-las de ir atrás de homens com dinheiro para bancar a vida que levavam (o que é muito irônico - e machista - já que a letra da dita música falava sobre um relacionamento em que é o homem quem faz isso). A texana ficou brava e simplesmente criou isso:



Essa limonada foi parar na trilha sonora de As Panteras, ganhando o Billboard do ano na categoria.


Survivor

Fazendo parte do mesmo álbum que trouxe Independent Women, Survivor veio como outra pedrada lançada direto em quem andava falando muito sobre os problemas internos de Destiny's Child. Para quem não conhece a história, a formação original do grupo contava com quatro membros, duas delas saíram do quarteto e foram substituídas, e após pouco tempo uma das novatas também caiu fora. O grupo, agora trio, foi alvo de muitas teorias e críticas, a maioria direcionadas à própria Beyoncé, que era a voz principal. Um dos críticos comparava o Destiny's Child ao programa de TV Survivor, porque aparentemente ninguém mais sabia quem sobreviveria no final. A resposta veio em forma de hino atemporal com direito a shade repetida no refrão. E no nome do álbum porque só uma música não era suficiente. Confira:



O single rendeu um Grammy e o videoclipe, feito como se as três estivessem realmente em uma selva (ou no programa Survivor RISOS) um VMA.

O álbum, de mesmo nome, recebeu várias premiações e rendeu reconhecimentos inclusive pelo Brit Awards.


Flawless remix

O mundo inteiro viu a filmagem de Solange Knowles dando uma surra no seu cunhado Jay-Z, dentro de um elevador, enquanto Beyoncé se mantinha parada e pleníssima no seu canto deixando o segurança tentar fazer o trabalho dele. O mundo inteiro também especulou o motivo para tamanha a familiar (principalmente o motivo para a própria Beyoncé ficar parada enquanto o marido apanhava) e após algum tempo eis que a mulher cita o acontecimento no remix de Flawless, dizendo, em livre tradução , que é óbvio que as vezes merdas acontecem quando há 1 bilhão de dólares dentro de um elevador




Pisou com classe? Pisou. Ainda lembrou todo mundo de quanto dinheiro todos os envolvidos foram capazes de fazer em suas respectivas carreiras.


Formation

Essa música tá cheia de resposta (Illuminati oi?) e referências incríveis, vale a pena ler a tradução com cuidado e prestar atenção em termos específicos, mas o que me fez trazer esse hino aqui hoje foi a resposta que ela deu aos comentários racistas que rodeiam sua família. Desde que começaram os boatos do relacionamento com o rapper Jay-Z muitas críticas relacionadas à aparência dele surgiram. E elas não pararam! Já perdi as contas de quantos anos de relacionamento esses dois têm, mas as pessoas não esquecem que ela é uma mulher negra de pele clara, com traços não tão negros assim, e também não esquecem que Jay é um homem preto retinto, com nariz e boca largos. Da mesma forma, antes mesmo de nascer Bue Ivy já era alvo de comentários racistas envolvendo sua aparência caso "puxasse ao pai". Chegaram a criar uma petição online pedindo para Beyoncé pentear os cabelos da filha.

Certo dia, Beyoncé apareceu com esse tiro:



"Eu gosto do cabelo do meu bebê, com baby hair e afro

Eu gosto do nariz do meu negro, com narinas como as do Jackson Five"


Tem como amar mais essa mulher?


Hino Nacional dos EUA na cara da imprensa

Essa não é uma música autoral, mas eu não ia deixar de fora esse acontecimento icônico de jeito nenhum! Criticada por usar playback no evento de posse do então black presidente Barack Obama, a rainha do revide apareceu em uma coletiva de imprensa para o Super Bowl, já que ela era a atração do ano, e a mulher simplesmente entrou, mandou todo mundo ficar de pé e cantou o hino nacional dos Estados Unidos ao vivaço, acapella, na frente do povo da imprensa que estava acabando com ela. Finalizou com a frase: "Alguma pergunta?"


Questions?


Lemonade

Fechando esse post com a obra prima da carreira da minha Bey, o consagrado álbum que é inteirinho, de cabo a rabo, uma limonada muito bem feita com vários limões colecionados durante anos.

Mas não se engane, essa criação não é só sobre as diversas traições do Jay-Z. Os limões aqui utilizados incluem racismo, misoginia, traumas familiares que fazem com que diferentes gerações passem pelos mesmos problemas, é sobre não ter o reconhecimento devido após uma vida de feitos extraordinários (e se você fuçar mais e rever atentamente vai encontrar mais coisa).


Se você ainda não assistiu ao álbum visual eu recomendo fortemente. As imagens, os poemas, tudo traça uma história muito bem construída e que casa com as músicas, mas apenas o áudio não faz justiça à essa obra de arte.


Eu decidi falar apenas de respostas em formato sonoro, porque se for juntar tudo que eu já vi essa mulher fazer como resposta o post ficaria imenso.


Lembrou de alguma música que eu esqueci? Você também ama a Beyoncé? Me conta tudo nos comentários, é meu assunto favorito ♥

 
 
 

Comments


bottom of page