top of page

Os melhores petiscos para quem é intolerante à lactose!

Um dos maiores sofrimentos da minha vida taurina foi descobrir a intolerância à lactose. Parecia que absolutamente tudo que eu gostava de comer tinha leite ou derivados. Mas com o tempo a gente se acostuma com o fato, e começa a avaliar a situação com mais pé no chão. 

Seja você novo no mundo da intolerância ou um vegano em busca de ideias de petiscos, de qualquer forma as dicas de hoje são preciosíssimas e dignas de anotar tudo num caderninho.

Vem comigo para os petiscos sem lactose, especial de inverno.

Pinhão ♥

Eu sei que muitas regiões do país não têm acesso fácil a essa iguaria, mas eu não podia deixá-la de fora da minha lista. Pinhão e frio são uma dupla perfeita e inseparável. Você pode comer ele cozido, ou pode fazer uma receita com ele. Aqui em casa meus pais gostam de bolo e de sopa de pinhão. Mas você pode se aventurar nos sites de receita e escolher uma pra sair da rotina do pinhão cozido. Se você tiver fogão à lenha, ou uma lareira, vale a pena colocar o pinhão pra sapecar no fogo por alguns minutinhos. Também é outra forma de consumir, embora a minha preferida ainda seja o bom e velho pinhão cozido mesmo.


Amendoim

Não importa se você quer comprar aquele amendoim japonês salgadinho, ou se vai comprar na loja de produtos naturais por kg pra torrar em casa mesmo. O que importa é que amendoim é uma delícia e não tem lactose. Aqui também entram outras oleaginosas. É um petisco perfeito porque é tipo pipoca: enquanto tiver, a gente está comendo. Aliás, falando em pipoca...


três potinhos com amendoim, castanha de caju e tâmara, nessa ordem
Photo by Rachael Gorjestani on Unsplash


Pipoca!

Existe algo melhor do que passar um dia frio debaixo das cobertas, vendo um filme, com um balde de pipoca nas mãos? EU AMO! Como todo dia se deixar. Vocês preferem salgada ou doce? Me contem nos comentários (e não esqueçam de usar um achocolatado sem lactose se quiserem a versão doce!)


Batata frita

Depois que eu me lembrei que batata frita era liberado de lactose a minha vida voltou a fazer sentido (e eu comecei a pedir porções semanalmente pelos app de delivery). Essa aqui é a prova de que a vida do intolerante à lactose não é desprovida do melhor da cozinha não. Se você está no comecinho, aprendendo a lidar com a doença, se permita comer batata frita de vez em quando, principalmente quando bate aquela tristeza do tipo queria-tanto-comer-uma-pizza. Eu prometo que o humor melhora na hora.


Pote com batata frita e ao lado um pote menor com ketchup
Sahand Babali on unsplash

Cuscuz

Eu descobri o cuscuz há dois anos, em uma viagem pra Palmas. Minha tia me ensinou a preparar, e disse que eu tinha que aprender porque eu ia amar. Ela estava correta, eu amei e já comprei uma cuscuzeira na primeira parada que eu fiz na estrada. O cuscuz abre um leque de opções bem grande, pois você pode fazer ele com acompanhamentos diversos. Minha tia come com manteiga, eu passo a margarina sem lactose. Como você faz? Me conta!


Chás

Entrando no mundo das bebidas, o chá é o meu fiel guerreiro. Eu sempre tenho vários sabores, e meu momento de escolher o chá é quase como um momento de auto cuidado, quando eu paro a correria do dia pra analisar bem as opções e decidir qual delas faz mais sentido pro dia. O inverno é perfeito se você quer experimentar novos sabores de chá. Aproveita!


Vinho

Outra combinação perfeita pro frio, vinhos são ótimos para noites especiais, ou após um longo dia de trabalho em que você merece um mimo. Eu não sou especialista em vinhos, mas trouxe no meu instagram a estudante de enologia Larissa Bezerra pra uma live, onde tiramos todas as dúvidas sobre o assunto e ganhamos muitas dicas direto da especialista. Confere aqui. Também indico o canal da Monique Berçot pra quem busca mais #ConteudoPreto sobre o assunto.A minha dica pra quem não sabe nadinha sobre o assunto: vinho suave é doce, melhor pra quem está começando. Se você gosta dos vinhos sem açúcar, procure por vinhos secos. Acho que pra começar essas informações são o suficiente! Eu gosto de uma taça bonita pra beber, porque pra mim vinho é uma experiência, e não só uma bebida que eu pego quando estou com vontade. Mas tudo bem beber no copo, ou onde você bem entender (principalmente se você decidir fazer um quentão!). Desde que traga um pouquinho de calor pro seu inverno, vale tudo!


Homem negro de perfil, sorrindo e segurando uma taça de vinho na mão
Joey Nicotra on unsplash


Conhaque

Vou fechar essa lista de dicas com a bebida que eu menos conheço daqui. O conhaque por si só é uma bebida quente. Os drinks que levam essa bebida são geralmente feitos com chocolate, e tem o objetivo de aquecer mesmo. Acho que vale a pena se você estiver em uma noite mais descontraída, principalmente na quarentena, com bares fechados e rolezinhos cancelados. Testar uns drinks com conhaque pode aquecer bem os seus dias.


E aí o que achou da minha lista? Tem alguma outra dica de petisco sem derivados de leite? Me conta tudo nos comentários e não esquece de compartilhar esse post com aquela pessoa da família que é intolerante. Até o próximo!

Yorumlar


bottom of page