top of page

Referências de moda preta em Black Parade | Parte 1

E mais uma vez Beyoncé faz tudo! A Queen Bey lançou música nova, sem aviso, daquele jeito que a gente gosta, com todos os lucros sendo convertidos para micro empreendedores pretos em situação de vulnerabilidade. E não apenas Beyoncé trouxe apoio monetário, como também muita cultura preta na letra da música.


Então eu decidi fazer uma análise da letra, focando em todas as referências de moda que Black Parade nos trouxe. Can you handle this?


1. Ankh


Também conhecido como cruz ansata, o símbolo Ankh é fruto de conhecimento kemético (egípcio), e simboliza a vida eterna. A importância do conhecimento egípcio é muitas vezes passada por um filtro de apagamento e embranquecimento, principalmente nas escolas, onde muitas vezes não é mencionado o fato de que o Egito é um país africano.


Resgatando a espiritualidade dessa potência africana, Beyoncé fala sobre uma corrente com o símbolo Ankh, que ela usou no vídeo de Don't Hurt Yourself. Também vemos várias pessoas pretas fazendo uso desse símbolo nos tempos atuais, aparecendo em elementos de moda, brincos, anéis e estampas.



2. Oxum


Não é a primeira vez que a Queen Bey faz referência à Oxum, orixá das águas doces, que carrega a energia da fertilidade. Em sua apresentação no Grammy de 2017, gravidíssima de gêmeos, temos referência à Oxum do começo ao fim, principalmente nas cores do figurino, com a presença de sua mãe e sua filha na interlude e com a própria barriga trazendo o auge da fertilidade em sua essência. Também em Lemonade, após a cena em que ela está imergida na água, quando ela desperta e sai do estado de torpez, ela aparece abrindo as portas de uma igreja, com água caindo por todo lado, usando um vestido amarelo. Também na letra de Mood 4 Eva, Beyoncé canta "Oxum, Queen Sheba, I am the mother".




3. Estampa Dashiki


Dashiki é uma estampa tradicional africana, que é muito conhecida e utilizada não apenas por africanos, mas também por pessoas pretas da diáspora. A pórpria Beyoncé já apareceu usando um vestido com a estampa.



4. Grillz

"Crack a big smile (ding)"


Nesse verso a referência não é explícita, mas o "ding" após o sorriso é o brilho do grillz, acessório que eu particularmente conheci com o Nelly nos anos 2000. Grillz são comumente usados por rappers, feitos de diamante e ouro, sob medida. É uma boa forma de mostrar que você tem dinheiro.




5. Yemanjá


Mais uma referência a orixás, Yemanjá também tem ligação com as águas, só que do mar. Conhecida também pela sua relação com a maternidade, mais uma vez Beyoncé relaciona família e ancestralidade, citando sua irmã Solange, que é mãe do Julez.




Está curtindo essa análise de moda e ancestralidade? Compartilha! E me espera que semana que vem eu trago a parte 2!


Até lá ♥


Comments


bottom of page