Diário GraviTefi | 09 semanas
- Tefi Paes
- 8 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Temos um baby do tamanho de um chocolatinho ♥

Durante o curso de design de moda uma das minhas colegas estava desenvolvendo uma marca infantil, com bodies lindos e lembro da professora comentar várias vezes: "mulher grávida fica monotemática". Acho que posso concordar em partes com ela, essa foi uma semana em que eu mergulhei atrás de tudo e todos que pudessem me ajudar. Nessa busca eu encontrei o podcast Amiga Mãe. Devorei os primeiros episódios, me identifiquei imediatamente e fiquei mais calma de estar em contato com outra pessoa que tem uma visão de maternidade muito parecida com a que eu estou construindo. Foi em um desses episódios que eu ouvi a frase da semana, que eu estou carregando comigo desde então:
"O bebê precisa de você e você precisa de informação"

Estou focada nisso. Muito mais importante do que o último modelo de carrinho ou a melhor babá eletrônica, o que o baby precisa é de mim, e eu preciso me informar o máximo possível com conteúdo de qualidade pra me preparar pra essa jornada.
Se você tem um podcast, perfil no insta ou livro interessante sobre gestação e parentalidade, deixa a dica aqui nos comentários e ajude a espalhar informação pra quem precisa!
Essa semana foi a pior com relação aos enjoos. Passei muito mal mesmo, comi pouco, senti fome, tudo num ciclo lento e chato. Até que me rendi e decidi agendar com o primeiro nutricionista que tivesse horário disponível. Foi a melhor coisa que eu fiz. E aqui vou dividir com vocês as dicas que recebi e que têm funcionado (lembrando que eu não sou nutricionista e é recomendado você procurar um profissional para avaliar seu caso e te passar informações mais direcionadas!)

A primeira coisa que caiu por terra foi uma recomendação que quase todo mundo me fez: comer em pequenas quantidade e de 2 em 2 horas. A nutricionista explicou que toda vez que eu me alimentar o estômago vai sentir esse mal estar, ou seja, se eu comer de pouquinho a cada duas horas eu vou passar mal o dia todo - que era o que realmente estava acontecendo - então a recomendação dela é que eu faça as refeições o mais completas possíveis, até me saciar, pra não precisar comer novamente em um curto espaço de tempo.
Outra dica valiosa que ela passou foi o picolé de limão para aliviar o enjoo. Faz todo o sentido pois coisas geladas ajudam, limão também ajuda, então unir os dois é a combinação perfeita. Em caso de não ter picolé em casa, chupar gelo também pode quebrar o galho. Diminuir o consumo de farinhas refinadas e amido (pão branco, macarrão, torradas), substituir a margarina por manteiga, as frutas cítricas que já estavam descendo muito bem continuam, e priorizar alimentos não tão quentes. Outra coisa que ela pediu pra fazer, mas confesso que ainda está difícil, é iniciar as refeições pela proteína. Pra mim é pesado e ainda tenho a sensação de que vou enjoar, mas com o tempo acho que vou conseguindo fazer essa mudança.
Tudo isso já melhorou muito meu enjoo e está me ajudando a comer quantidades maiores - o que é importante já que eu perdi 1 kg nesse último mês, tudo consequência de não conseguir me alimentar. O que mais senti o impacto foi a troca do pão branco e a dica do picolé de limão. Vou fazer estoque depois dessa semana ♥

Tivemos mais um pré natal pelo SUS, dessa vez conheci a obstetra que vai realmente me acompanhar durante toda a gestação e ela é um amor! Estamos muito felizes com o profissionalismo dela, a preocupação em explicar tudo, a forma de conversar, ela foi muito respeitosa - além de ser favorável ao parto natural, já ter me indicado ler e fazer exercícios - então temos mais uma notícia boa. Foi nessa consulta que confirmamos que a clínica onde fomos atendidos realmente tem problemas, não só com a gente. A médica falou de algumas questões com a clínica e como é difícil trabalhar assim, porque é a única unidade que atende o SUS na nossa cidade - Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Decidimos, juntamente com ela, que os próximos exames serão feitos pelo plano de saúde, infelizmente foi a saída que encontramos por enquanto.
E no geral é isso. Como vocês puderam ver pela nossa já tradicional foto de capa, o baby está do tamanho de um bombom de chocolate, o que caiu perfeitamente já que acabamos de passar a Páscoa - inclusive sofri muito não podendo comer chocolate na quantidade habitual, mas ano que vem me aguardem!
Vejo vocês na semana 10! Até
Comments