Onde estão os designers negres?
- Gabriel Santana
- 6 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Olá! Meu nome é Gabriel Santana. Sou produtor cultural, dj e estudante de História. A convite da Tefi, vim aqui trocar uma ideia com você que está lendo, sobre uma questão importante na nossa sociedade.
Quando falamos de moda, o que vem na mente de muitas pessoas, são grandes marcas como Gucci, Versace, Alexander McQueen e etc. O que é um problema muito grande, pois ultimamente, uma leva muito grande de estilistas e criadores negros e negras vem surgindo e com um espaço menor referente a estes grandes nomes, mesmo tendo um talento enorme. O que é o caso de Kerby Jean- Raymond, o mais novo diretor criativo da Reebok.

O estilista, fundador da Pyer Moss, marca focada no Urban Style, já tem uma carreira de anos nesse ramo, além de estar a muito tempo incentivando a carreira de novos profissionais na área, mas só agora vem ganhando posições de destaque.
Mas o que dificulta o acesso a profissionais negres na moda? A História explica! Desde o fim do período colonial, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, a população negra sofre com dificuldade no acesso a diversas áreas, e a moda é uma delas. Existe a perpetuação e naturalização de pessoas negras em cargos menores em relação a pessoas brancas. E isso não quer dizer que negros e negras não saibam o que é ou não tendência ou não tenham noção de moda. Muitos inclusive lançam tendências. O que dificulta de fato o acesso a profissionais negres é o racismo estrutural, o qual determina que essa parcela da sociedade permaneça à margem.
É muito importante reconhecer que existem diversos profissionais negros de qualidade excepcional e que é necessário que estes e estas tenham tanta visibilidade quanto os demais. A democracia na moda é necessária, ainda mais num campo onde diversas tendências saíram da comunidade negra e são referência até hoje nas passarelas mundo afora.
Gostou de conhecer mais sobre a Pyer Moss? Conta pra gente aqui nos comentários porque estamos planejando mais conteúdo desse tipo para vocês!
Comments