top of page

Nostalgia não é exclusividade da moda

Todo relatório de tendência das passarelas vem com pelo menos uma retomada fashion que faz as pessoas soltarem a frase "a [insira tendência considerada ultrapassada e usava pela sua avó] está de volta!" seguido de dicas de como usar. Sim, eu também faço isso! É impossível fugir das retomadas polêmicas quando falamos sobre o mundo da moda, mesmo que algumas pessoas tentem ignorar tendências que pessoalmente não gostam: no final das contas tudo está interligado e nunca uma peça vintage volta às vitrines por acaso, sempre há um contexto social que justifique até o mais bizarro dos resgates no guarda roupa das nossas mães.


Vemos apenas o tronco de uma modelo negra, usando regata preta de gola alta e segurando uma bolsa no ombro, também preta e com símbolo da Prada
Bolsa Prada Cleo: retomada do design clássico dos anos 90

A moda é um reflexo do seu tempo, muda de acordo com a realidade onde está inserida, sofrendo influência do espaço, tempo, das políticas, do cenário econômico, da vida como um todo. E nós que trabalhamos na área precisamos estudar muito e estar sempre acompanhando as notícias para entender os novos rumos que a arte de se vestir acaba tomando. Dentro de todo esse contexto, por inúmeros motivos, sempre surge a necessidade de revisitar algo que já foi feito, se voltar à uma época semelhante ou reviver momentos da infância que trazem aquele conforto de ter algo conhecido e familiar. Para muitos de nós, esse momento de conforto foi entre as décadas de 90's e 00's e isso explica o motivo para tantas referências desses momentos. Pra completar, a pandemia intensificou a necessidade por elementos familiares tornando tudo ainda mais intenso e trazendo a busca por experiências que façam os consumidores voltarem no tempo, para uma época "mais simples", quando a única preocupação era tirar boas notas e não em convencer os pais a se vacinarem contra um vírus mortal.


Tudo isso explica um pouco melhor a volta dos cardigans de tricô, da cintura baixa e dos tamancos de plataforma, mas o fato é que - diferente do que muitos pensam - a moda não é a única área a ser afetada pelas mudanças no mundo e as novas necessidades criadas pela pandemia. Veja abaixo o impacto da nostalgia em outras áreas!


beleza:

Começando por uma área vizinha, na beleza temos o retorno do mullet que aparece mais ousado e em várias camadas, o contorno lábios - eu pessoalmente nunca parei de usar ♥ - como técnica pra valorizar o volume da região, a invasão de strass que dominou o mundo da maquiagem e até dos cabelos e unhas mega coloridas e cheias de arte que têm influência forte da comunidade preta e latina no Hip Hop dos anos 00's.



música:

O cenário pop tem se voltado cada vez mais a homenagear clássicos dos anos 00's, como Ariana Grande recriando o filme Meninas Malvadas, Olivia Rodrigo usando estética pop rock e Normani homenageando cenas clássicas das divas musicais que a gente via na MTV



áudio visual:

As telas também se voltam ao passado quando vemos especial de Friends, nova temporada de Sex And The City e um reboot - questionável - de Gossip Girl. No cinema, a trilogia Matrix retorna com um quarto filme e o Homem Aranha oferece o maior fan service dos últimos tempos: um único filme com todas as versões do herói que a gente cresceu assistindo, com direito aos vilões também - os clássicos que a gente ama odiar.


ree

eletrônicos:

Desde o famoso telefone antigo usado como fone nos celulares modernos, passando por teclados pra Ipad que imitam máquinas de datilografar, câmeras de fotos instantâneas e toca fitas rosa pastel. Existe uma versão moderna e fofa pra praticamente tudo que remete ao fim do milênio. Pra ninguém reclamar de saudades!



Me conta nos comentários qual referência nostálgica você mais adora ou aquela que gostaria de ver mas ainda não apareceu em lugar nenhum!

תגובות


bottom of page