top of page

Estilo de vida: dá pra definir?

Atualizado: 31 de mar. de 2022

Esse é o segundo de uma série de 5 posts. Para acompanhar a série toda sobre o assunto, é só clicar nos textos abaixo:

Estilo de vida é aquele assunto que todo mundo fala sobre, mas poucos param pra pensar o que realmente significa. Muitos criadores de conteúdo falam de #lifestyle mas quase nunca explicam qual lifestyle eles seguem. Além disso, as redes sociais acabam padronizando um conceito que pode ser muito amplo, já que é totalmente individual. Se você procurar pela hashtag #estilodevida vai ver muita coisa parecida, sempre muito influenciado pelas tendências do momento. Mesmo levando isso em conta, será que dá pra definir a forma como vivemos o dia a dia?





Eu penso em "estilo de vida" como sendo os padrões de comportamento e escolhas individuais que eu faço, que no final se expressam na forma como eu atuo no dia a dia. O jeito que eu escolho fazer compras, me locomover, poupar - ou gastar - meu dinheiro, me vestir, me alimentar. Tudo isso forma um conjunto de elementos que são o meu estilo de vida. Tem influência do meio onde eu vivo, mas tem muito do que é característico meu. Por isso acho tão difícil definir, porque é algo muuuuito pessoal. Pode ser que alguns padrões se repitam entre pessoas que vivem realidades parecidas, mas o quadro geral tem potencial pra mudar bastante, porque somos plurais mesmo.


Dias desses eu fiz um tik tok de uma trend que é basicamente um vídeo com as 10 primeiras fotos que aparecem no seu Pinterest, com o objetivo de formar a sua "aesthetic". Um exercício simples que talvez seja uma boa ferramenta pra entender além: suas pastas no pinterest podem muito bem ser um mapa visual do seu estilo de vida (olha lá e depois me fala se fez sentido).


ree

E aí como que a gente faz pra perceber se o tal do estilo de vida mudou? Se é algo tão complexo, com vários assuntos entrelaçados, quando é que uma alteração deixa de ser apenas um fluxo natural da vida e vira a crise de identidade que eu venho lidando nos últimos meses?


Nada é permanente, exceto a mudança.

No meu caso, a maternidade chegou e eu me vi com a necessidade de mudar drasticamente várias áreas da minha vida ao mesmo tempo. Isso acendeu o alerta pra mim: quando você vai mudando seus gostos e escolhas em um único tópico da vida a coisa flui de uma forma mais tranquila, é normal, a vida é sobre mudanças mesmo, mas quando vários assuntos diferentes começam a apitar, incomodar, não se encaixam mais na sua realidade, aí o calo aperta de verdade. Eu acredito que essa foi a primeira vez que isso aconteceu na minha vida adulta e tem sido uma verdadeira montanha russa.



Por isso eu quero fazer essa serie de posts dividindo melhor a minha jornada e como eu tenho levado as mudanças. Também vai ficar como um diário pra rever quando der saudades dessa fase ou quando a Zuri estiver maior...


Você pode acompanhar aqui mesmo ou no meu insta: @tefipaes


Até a próxima!



Comments


bottom of page